segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Dia do Psicólogo: 10 lições para a vida profissional (e pessoal)

dia do psicólogo

Nesse dia do psicólogo, queremos homenagear alguns dos famosos nomes que inspiram a profissão. Mais do que isso, queremos motivar você, seja psicólogo ou não, a experimentar, crescer e conquistar! 

1. "Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida." (Sigmund Freud) 


Quando ainda somos estagiários, perguntar parece algo vergonhoso. Parece que devemos simplesmente saber. No entanto, Freud reverte o pensamento: perguntar é a verdadeira sabedoria. Por isso, começando a carreira ou não, não tenha medo de perguntar. E, se você for um líder na sua empresa, abra espaço para a dúvida sem julgamentos. 

2. "Se o único instrumento que você tem é o martelo, você tende a ver todo problema como uma unha." (Abraham Maslow) 


Problemas podem ser mais fáceis de resolver do que parece. Às vezes ficamos tão focados em um único ponto que esquecemos de olhar em volta. Maslow chama a atenção para a nossa tendência de manter certos padrões ao lidar com os problemas. 

Procure fugir desses moldes, encontre outras ferramentas além do martelo.

liguagem corporal

 3. "Se você acha que não pertence a algum lugar: finja. Finja não até conseguir, mas até você se tornar." (Amy Cuddy)


Estudos mostram que nossa linguagem corporal pode influenciar como pensamos. Se, por exemplo, usamos poses de poder ou mostramos ser confiantes mesmo não sendo, isso fará as pessoas nos verem diferente, mas, mais do que isso, faremos nossa visão de nós mesmos mudar. Aos poucos, o fingimento se torna uma realidade internamente.

4. "Todos deveriam fazer pelo menos duas coisas que odeiam todos os dias, só para praticar." (William James) 


A dica do psicólogo William James não é fácil, mas basicamente nos fala que nossos medos devem ser enfrentados. Só assim, poderemos encará-los toda vez que aparecerem. Porque, acredite, eles aparecerão. 

Se tem alguma tarefa que está adiando, porque não enfrenta logo? Será sua pequena vitória do dia. 

5. "Quando eu olho para o mundo, sou pessimista, mas, quando olho para as pessoas, sou otimista." (Carl Rogers) 


As notícias nem sempre nos fazem olhar a humanidade com otimismo. No entanto, o psicólogo Carl Rogers parece se virar para o cotidiano em procura dessa esperança. Se olharmos para as pessoas próximas à nós, podemos encontrar atos de bondade. 

Podemos, inclusive, tirar uma segunda lição da frase: se o todo não o agrada, olhe para os detalhes e pode encontrar o que procura.

dia psicólogo educação

6. "Educação é o que resta quando já se esqueceu o que foi aprendido" (B. F. Skinner) 


Os ensinamentos trazidos por cursos técnicos, graduação e muitos outros são de grande enriquecimento em uma carreira. No entanto, a educação real (formal ou não) só aparece de verdade quando, mesmo esquecendo datas e detalhes, conseguimos colocá-la em prática. 

7. "Nós podemos aprender algo novo toda vez que acreditamos que podemos." (Virginia Satir) 


A ideia é simples: se você acredita, você pode. A incapacidade poucas vezes está do lado de fora. As dificuldades existirão, sem dúvidas, mas, quando a vontade é grande, tudo pode ser superado. 

8. "Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta." (Carl Jung) 


Todos falam da importância de sonhar, mas Jung aponta algo tão importante quanto. Não adianta sonhar, sem se conhecer. É preciso entender melhor seus desejos, forças e fraquezas para só assim alcançar esse sonho com uma verdadeira satisfação.


9. "Você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou." (Lacan) 


Relações interpessoais exigem habilidade, ainda mais em profissões que estão em contato com o cliente o tempo todo. Quem trabalha na área de Recursos Humanos, aprende exatamente a perceber o problema que Lacan apresenta. Em uma conversa, é preciso olhar além das falas. É saber falar e tentar entender o que a pessoa ouviu, chegando ao mais próximo possível da realidade. 

10. "Em nossos sonhos, nossos ovos podem ser cozinhados exatamente como queremos, mas não podemos comê-los." (Anna Freud) 


Com uma simples comparação, Anna Freud nos faz refletir sobre nossos sonhos literais e metafóricos. Sonhar um futuro é fundamental, mas é preciso que saibamos como transformá-lo em algo concreto, criando planos e metas. 

Além disso, pode-se dizer que nossos sonhos nem sempre têm a forma que imaginávamos. Eles são uma guia, não a verdade absoluta. Voltando ao espírito da frase, você sempre quis um ovo mexido, mas pode descobrir que o ovo frito era, na verdade, exatamente o que queria.


Fonte dos gifs (na ordem):
giphy.com
*Tradução das frases feita por nossa equipe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Tweets de @Afamar_RHRJ