quarta-feira, 6 de junho de 2018

Afamar em: 5 erros comuns em currículos


O seu currículo vitae funciona como um cartão de visitas, só que muito mais elaborado. Ele deve informaras suas competências, habilidades e experiências.

Muitas pessoas já possuem uma noção de como montar um currículo e, até mesmo, de como enviar um currículo. Existem, entretanto, alguns erros comuns na hora de criar um CV. E são esses erros que podem fazer com que os recrutadores não o considerem para um processo seletivo.

Para evitar isso – e aumentar suas chances – fizemos uma lista com os 5 erros mais comuns na criação de currículos. Vamos lá!

1. Falta ou excesso de dados pessoais

A ausência de dados importantes como telefone(s), e-mail ou endereço residencial, pode prejudicá-lo. Sem encontrar uma forma de entrar em contato, é possível que o recrutador passe para o próximo candidato.

Além disso, é bom ficar atento aos detalhes: lembre-se de conferir se digitou o e-mail corretamente e de atualizar o seu número de celular. Informe se utiliza o Whatsapp, pois os recrutadores podem fazer contato e entrevistas através desse APP. 

Informações erradas podem ser piores do que a falta delas. Informações demais também! O CPF e RG, por exemplo, não são necessários em um currículo.

2. Erros de português e falta de revisão

Um currículo escrito fora da normal culta causa uma impressão ruim. Pior ainda se tiver erros de português ou de digitação. O problema não é ter cometido esses erros, mas não ter se preocupado o suficiente para revisar e corrigir o texto. 

Leia, releia – e releia seu CV mais uma vez. Por via das dúvidas, peça para outras pessoas lerem também.

3. Mentir sobre suas capacitações

Os recrutadores podem não descobrir,em um primeiro momento, que você exagerou sobre sua fluência em um idioma no currículo.Mas eles vão descobrir. Provavelmente,durante a entrevista. Por isso, é melhor ser sincero sobre sua formação, habilidades, competências e experiências no mercado de trabalho.

4. Tamanho

Para alguém que está entrando no mercado de trabalho agora, um currículo de uma página está bom – inclusive, é o esperado. O recrutador precisa visualizar as informações aderentes a um perfil de maneira rápida.Priorize o que é relevante em suas habilidades, competências, formação e experiências para cada oportunidade que deseja agarrar.

Se, por outro lado, você já está no mercado há algum tempo, seu CV pode ter duas – ou até mesmo três – páginas. No entanto, o conselho anterior ainda é válido: priorize.

5. Uma formatação criativa demais

Times New Roman ou Arial. Tamanho 12. Preto. A maioria dos recrutadores prefere os currículos tradicionais, simples, pois facilitam a leitura e visualização geral. Uma formatação “criativa demais” pode prejudicar o entendimento de um CV, caso não seja bem estruturado.

Para algumas áreas, como a de designers, publicitários e outros profissionais criativos, é comum que currículos sejam em formatos diversos, mas tudo é uma questão de analise e bom senso, por parte do candidato,para avaliar caso a caso.

Esperamos que o artigo tenha contribuído para seu currículo. A Afamar busca promover o encontro da oportunidade com o profissional mais preparado. Consulte-nos para conhecer mais dos nossos serviços, e de nossas unidades de negócios, cujo foco é ConsultoriaRecrutamento e Seleção, e Administração de Pessoal.

Temos um portal de currículo, onde poderá acompanhar vagas e cadastrar seu currículo. Basta visitar o Afamar Online.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Tweets de @Afamar_RHRJ