quarta-feira, 22 de agosto de 2018

O que é e como funciona o eSocial?

entenda esocial

Novos tempos! O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – ou, de forma mais concisa, o eSocial, já é uma realidade nas empresas. E, como a maior parte das mudanças de ordem legal, primeiro temos que enfrentar alguns desafios para, mais adiante, nos beneficiarmos. 

Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. 

Essas informações costumavam ser registradas em papéis ou outras plataformas. O eSocial veio para unificar, padronizar e simplificar o envio desses dados ao governo federal, aumentando a produtividade, reduzindo o custo e economizando tempo.

É importante destacar que o eSocial não beneficia somente as empresas. Com o novo sistema o trabalhador tem maior garantia da efetivação dos seus direitos trabalhistas e previdenciários. Também há maior transparência sobre seu contrato de trabalho

Uma resolução do Comitê Diretivo do eSocial estabeleceu um cronograma de implantação. As empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões começaram a se adaptar em janeiro de 2018. As demais empresas iniciaram o processo em julho de 2018 e continuam seguindo cada etapa.

A Afamar, sempre atendendo as suas obrigações legais e levando segurança jurídica para seus clientes, está plenamente adequada às mudanças exigidas em seus processos e recursos tecnológicos. Nós queremos levar soluções para a sua empresa, consulte-nos e conheça mais dos nossos serviços.


Fontes:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Tweets de @Afamar_RHRJ