quarta-feira, 12 de setembro de 2018

5 dicas de carreira com Peggy, da série Mad Men


A trajetória de Peggy na série descreve uma bela carreira. De secretária à diretora de criação, Peggy teve que enfrentar preconceitos e dificuldades para chegar até onde chegou. Seu ciclo é feito de maneira incrível e seu sonho de ser a primeira diretora de criação mulher é realizado ao final de sete temporadas.

O que aprendemos com isso? Bom, Peggy nos ensinou algumas lições e resolvemos separar cinco delas para você.

1. Adapte-se


Peggy é a definição de resiliência. Apesar de ser apenas uma secretaria novata, ela consegue usar sua criatividade para se tornar a primeira redatora da agência. Ela teve que passar por bastante drama, injustiças e até sofrer as consequências de uma gravidez inesperada, mas, no final de tudo, ela se desdobrou e se reergueu para conseguir a profissão que queria.

2. Tenha ídolos, mas seja sempre você mesma.


Peggy fala para Don, seu chefe, que quer ter seu cargo um dia. Ela sempre respeitou e se inspirou muito em Don, mas começa a ter dificuldades em se enturmar com seus colegas de trabalho.

Eis então que Peggy recebe o seguinte conselho da esposa e empresária de um comediante: "Você nunca sairá da mesa do canto do escritório até você tratar Don como um igual. E, ninguém vai te falar isso, mas você não pode ser um homem. Nem tente. Seja uma mulher. É poderoso quando feito corretamente." (2x05)

Dessa forma, Peggy percebe que, por mais que tenha essa inspiração em Don, ela deve fazer seu próprio caminho e usar sua individualidade para, assim, atingir seu objetivo.


3. Seja única, destaque-se.


Um momento crucial na vida de Peggy é a campanha do batom Belle Jolie. Quando a agência decide fazer um teste com os batons observando as secretárias os usando, Peggy decide se destacar. Depois que todas já testaram o produto, pega a lixeira e leva de volta aos empresários.

A surpresa é que, ao entregá-los, ela fala "Aqui está sua cesta de beijos" e faz todos ficarem encantados, ganhando assim o cargo de redatora. Afinal, se o público é feminino, faria sentido que uma mulher ajudasse no conteúdo da campanha.

4. Defenda seus colegas de trabalho.


Com o passar das temporadas, Peggy se transforma de uma garota tímida e calada para um mulher decidida e independente. Ela sobe de cargo aos poucos e vai ganhando importância.

Quando um funcionário faz um desenho pejorativo de Joan Holloway, Peggy demite ele na hora. Joey se torna petulante e incrédulo na seriedade de Peggy, mas ela se mantém firme em sua decisão, defendendo a colega.

5. Diga não.


Uma das cenas mais memoráveis de Peggy é quando, no último episódio da terceira temporada, alguns funcionários precisam trabalhar até tarde com o plano de montar uma agência própria. Roger Sterling comenta então que está cansado e pede para Peggy pegar café para ele. O que ela responde?

"Não."

Sem explicação, hesitação ou qualquer defesa. Ela chega a um ponto da carreira que não pode se deixar ser rebaixada e precisa ser levada à sério. A simples resposta de Peggy diz muito como às vezes um "não" pode ser uma frase completa.

Não estamos falando que o "não" tenha que ser usado exacerbadamente, mas é fundamental saber que, às vezes, é necessário.


Fontes:
Business News DailyiNewsBeLeaderly
Imagens: AMC Oficial

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Tweets de @Afamar_RHRJ